Postagens recentes

[Para ver todas as postagens, no menu lateral esquerdo clique em "Categorias", e selecione uma.]

domingo, 7 de abril de 2013

Feitiços

DEFINIÇÃO: Um feitiço é uma palavra, frase, fórmula, receita, ritual, gesto ou maldição que, segundo a crença, tem poderes mágicos, os quais podem ser usados para o bem ou para o mal.


Qualidade das provas existentes: Fraca a inconclusiva.

Probabilidade do fenômeno ser paranormal: Moderada a boa.





O que os crentes dizem: Feitiços funcionam. Quando alguém lança um feitiço ou encantamento, e o faz com sinceridade, os poderes ocultos são convocados e os espíritos se esforçam para ajudar a pessoa a realizar seu desejo. Feitiços bons invocam bons espíritos e os feitiços maus invocam maus espíritos. Os feitiços são lançados por varias razoes, entre elas, amor, dinheiro, saúde, vingança e poder. mas não devem ser lançados de forma inconsequente.
O que os céticos dizem: Com certeza feitiços não funcionam. Qualquer aparente resultado de um feitiço ocorre por pura coincidência, auto-ilusão, interpretação malfeita, interferência humana, fraude ou erro. A ideia de recitar uma sequencia de versos burlescos possa mudar o curso dos eventos no mundo real é ridícula.

                                                      Feitiços e encantamentos

    Feitiços e encantamentos elevam ao nível do sobrenatural a noção de que as palavras detêm poder. Assim, a crença na eficácia dos feitiços na verdade endossa essa noção.
     O espírito africano conhecido como Bori assume uma forma humana, porém com pés em forma de cascos. Ele é "alérgico" a ferro, portanto qualquer feitiço para "espantar Bori" deve levar um pedaço de ferro, ou pelo menos, deve recitar a palavra algumas vezes. Segundo a tradição, bori é um escravo de seu próprio nome, o que significa que tão logo um mortal aprendera seu nome verdadeiro, repetira-lo escravizará o demônio.
     Apesar das associações pagãs, os feitiços não são usados apenas para fins maléficos. De modo interessante e irônico, "bênçãos" benignas podem ser interpretadas como feitiços "ao contrario". Além disso, os feitiços são necessários aos rituais para "expulsar os demônios", usados nos exorcismos cristãos.
    Um feito ou ação pode agir como um feitiço de negação ao pecado em alguns casos, como por exemplo, se usarmos a definição mais abrangente, a qual inclui as orações, são usados por todas as religiões humanas.
    Os feitiços, quando usados como maldições, podem produzir efeitos devastadores. Há inúmeras historias de vodu sobre alguém morrer apos ser amaldiçoado. É notório que o poder da sugestão pode matar.

                                                    Eles funcionam?

      Pessoas que foram objetos de orações e que acabaram curadas provavelmente diriam que todas as "exortações" são boas.
      Feitiços maléficos, com intenções assassinas, caso obtenham, sucesso, não deixam testemunhas de sua eficiência.

INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Open Panel